Nesse site você receberá informações importantes sobre as cidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito!

Igreja São Francisco Ouro Preto: Curiosidades, Dicas

A Igreja São Francisco Assis de Ouro Preto foi projetada por Aleijadinho e considerada sua obra prima.

Construída no estilo Barroco Rococó brasileiro entre os anos de 1766 e 1794 pela primeira Ordem criada em Ouro Preto.

Nesse artigo você conhecerá as pinturas do mestre Ataíde, história, curiosidades e como visitar?

Igreja São Francisco Assis de Ouro Preto: Detalhes da Fachada

Seu projeto arquitetônico foi feito em (1810) por Aleijadinho, chama atenção pela enorme quantidade de detalhes.

A Igreja de São Francisco em Ouro Preto possui as obras primas de dois grandes artistas Mestre Ataíde e do Aleijadinho.

No caso específico de Antônio Francisco Lisboa pode afirmar com toda certeza.

Que ele expressou sua arte em todas formas, foi responsável pelo risco do prédio, pela portada etc.

Cláudio Manoel da Costa que fazia parte da Irmandade de São Francisco foi o encarregado de contratar os serviços de Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Não foi fácil para esses artistas conviverem com o contexto nessa obra, a Irmandade de São Francisco era pessoas brancas e poderosa.

Aleijadinho e Mestre Ataíde eram pardos trabalhando num templo onde os eram mal vistos.

Construir uma igreja, marcar um local dependia do poder econômico das irmandades.

A Igreja de São Francisco fica próxima da Igreja de Nossa Senhora do Carmo locais considerados nobres.

Esses locais eram considerados nobres na época próximos ao palácio do governo e da câmara de vereadores, atual Museu da Inconfidência a sede do poder.

Efeito Dinâmico

A fachada tem um efeito dinâmico, à medida que você vai andando em direção a igreja passa a ideia de movimento.

Parte da fachada vem para um primeiro plano.

Nesse momento as duas torres desaparecem, tudo assinalado pelo degrau na entrada, foi projetada na perspectiva, a partir daqui não vejo mais as torres.

É uma intenção, um controle de projeto muito grande construída pelos dois maiores artistas do ciclo do ouro: Manoel da Costa da Silva, mestre Ataíde e Antônio Francisco Lisboa o Aleijadinho.

Em 2009 a igreja foi declarada entre as 7 maravilhas de origem portuguesa no mundo.Olhando de longe sua fachada é um retângulo áureo uma obra prima do período colonial.

Medalhão da Fachada ou da Portada

Medalhão da fachada ou da portada foi esculpido por Aleijadinho.

Um belíssimo trabalho em pedra sabão que impressiona pela riqueza dos detalhes e pela perfeição, o centro da composição é um medalhão onde está São Francisco.

De longe quando traça as diagonais cai no meio desse medalhão, nas outras igrejas seria o óculo, a composição foi feita para atrair atenção para aquele ponto.

Se você continuar andando aparece outro retângulo menor por dentro, quando traça diagonais cai na Nossa Senhora que está por cima da portada, outro centro.

O estilo barroco é visto como um estilo de arte dinâmica que causa sensações de movimento.

São Francisco no Monte

No Medalhão Superior está a representação de São Francisco no Monte Alverne.

Visitar a Igreja São Francisco Assis de Ouro Preto é conhecer um dos melhores momentos da arte brasileira de todos os tempos.

Sua fachada chamou tanta atenção do poeta Carlos Drummond de Andrade que ele fez um poema em homenagem a igreja: ”

Não entrarei, senhor,   no templo,  seu frontispício me basta.
 Vossas flores e querubins  são matéria de muito amar.Dai-me, senhor, a só beleza destes ornatos. E não a alma.
Pressente-se dor de homem paralela à das cinco chagas
.”

Diante da beleza externa ele não queria ousar entrar no templo.

Óculo Cegado

De frente já existem originalidades arquitetônicas como o incrível óculo cegado em cima do medalhão em pedra sabão de autoria do Aleijadinho.

São Francisco Ajoelhado

São Francisco aparece ajoelhado para receber do Cristo crucificado, os seráficos, os estigmas da crucificação, a partir desse momento ele vai carregar no seu corpo as marcas da própria crucificação de Cristo.

Feridas nas mãos, pés, peito, ato de extrema humildade de extrema aproximação com a divindade, ato de extrema penitência.

Quadrilátero da Porta

Representa onde qualquer pessoa passa do campo mundano para o espiritual caracteriza a representação do próprio mundo, da materialidade.

Cemitério

Na porta do cemitério pode observar uma cruz de ossos tipo caveira obra do Aleijadinho, o cemitério foi construído após a construção da igreja por Manuel Fernandes da Costa e José Ribeiro de Carvalho entre (1831 e 1838).

Duas Torres Arrendondas

Duas torres recuadas onde ficam os sinos posicionadas fora do alinhamento da portada.

As torres são em forma de um cilindro encapuzado estilo capacete romano.

Duas novidades sem precedentes coroadas por flechas com certa audácia nas proporções.

E por estarem afastadas acabam projetando o frontispício.

Composição da Portada

Na fachada em pedra sabão anjos apontam para os brasões dos Franciscanos e da coroa portuguesa.

São dois anjos gigantes, o da direita aponta para o arranjo central formado por dois escudos:Um escudo com armas do Reino de Portugal e outro dos Franciscanos, o anjo da esquerda carrega uma cruz.

Acima é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, no vestido da santa novamente o símbolo dos Franciscano com o braço de Jesus Cristo unido com o de São Francisco de Assis.

A igreja guarda até hoje os recibos do pagamento aos artistas responsáveis pela obra, Aleijadinho cobrou $14400 réis na execução, essa obra foi realizada entre os anos de (1774 e 1775.)

Frontispício

Construído de forma curva junto as partes decorativas de uma arquitetura fenomenal.

Segundo a especialista Myriam Ribeiro o frontispício parece pertencer ao último período barroco a nível mundial com um fachada dramática e cheia de movimento.

No livro ” O Aleijadinho e a Escultura Barroca no Brasil” faz citações sobre a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto.

Nesse livro o historiador francês Germain Bazin comenta o seguinte:

A plástica desse conjunto. Onde tudo parece oriundo das mãos do artista É amplamente tratada de maneira monumental”

Viajando Pelo Interior do Templo São Francisco Assis de Ouro Preto

Pintura do Forro da Nave

Onde se concentra a obra prima do Mestre Ataíde considerado maior pintor do ciclo do ouro que levou mais de dez anos para terminar essa obra.

Quem se interessar a ver mais pinturas do Mestre basta visitar o Museu da Inconfidência e algumas igrejas de Ouro Preto e de outras cidades.

Anjos em destaque na entrada datado de (1804) de autoria do artista plástico mestre Ataíde.

Ataíde pinta Nossa Senhora rainha dos anjos rodeada de anjos, a presença do estilo rococó esbanja seu luxo na pintura do forro.

Quatro painéis laterais se destacam na nave: Foram pintados São Pedro, São Francisco. Santa Margarida de Cortona. Penitenciais essas obras foram feitas entre o ano de (1801 a 1812).

Na pintura da nave se destaca a imagem da Virgem de Porciúnica com trações negros que provavelmente representa a companheira do artista.

Essa virgem é cercada por anjinhos mestiços.

Altar Mor

Tem os painéis e quadros laterais são de autoria do Mestre Ataíde onde se encontra a pintura da santa ceia e outra pintura representando a cerimônia dos Lavas Pés.

O responsável pela tribuna do altar mor foi o Aleijadinho

Altares Laterais da Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto

Já os altares laterais foram feitos mais tarde projetados por Aleijadinho, somente concluído no século XIX entre (1829 a 1890).

Assunção da Virgem: A imagem da Virgem de Porciúnica foi pintada com traços negros, cercada por anjinhos também mestiços pintura realizada em 1804.

Técnica da Perspectiva nas Pinturas do Mestre Ataíde

O que mais chama atenção é uso da técnica da perspectiva que provoca a ilusão que ao caminhar no interior do templo as colunas pintadas no teto parecem também se movimentarem.

Quando entramos parecem apontadas para nós, estando no centro parecem apontarem em direção ao céu, aproximando do altar novamente parecem apontadas para a agente.

A pintura de Nossa Senhora sendo recebida por esse coro de anjos músicos se destaca na nave dá impressão que a santa está dançando, uma espécie de dança meio erótica.

Devido aos efeitos da perspectiva com certeza deveria ser muito sedutor para os contemporâneos, é como o fiel olhasse para cima e fosse levado a mesma emoção que o santo teve ao ver aquela imagem.

Detalhes dos Ornamentos e Anjos

Pintura de mestre Ataíde entre os anos de (1804 a 1807).

Capela Mor da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto

Esculpidos por Aleijadinho vários ornamentos como dez anjos carregando uma cruz.

Rosário, cordão com nós, coroa de espinho, caveira, coroa franciscana, salmo 50, considerado o salmo penitencial, instrumentos do irmão terceiro.

Painéis e quadros laterais pintados pelo mestre Ataíde, os ornamentos são policromados, o entalho feito por Aleijadinho e policromia por mestre Ataíde.

Chama atenção na capela um painel “ A Santa Ceia ” também do mestre Ataíde, outro painel: ” Lava Pés“, tribuna do altar mor,escultura que não pode deixar de ser vista.

Sepultura no Piso da Igreja

Pode ser visto uma numeração nas tábuas do piso da igreja que corresponde ao local onde uma pessoa foi sepultada.

Braços de Cristo Cruzados

Braços de Cristo cruzados um dos símbolos Franciscanos.

São João a Moda Barroca Igreja São Francisco Ouro Preto

O jogo de sombras revela São João a moda barroca.

Colorido do Forro da Abóboda

Já o colorido do forro da abóboda traz a leveza e elegância do estilo Rococó ao tema da Assunção de Maria.

Cadeiras e Mesas Estilo Luiz XV: Atrativo da Igreja São Francisco Ouro Preto

Feitas com uma mistura de barroco com rococó, barroco colonial com características brasileiras.

Cristo e São Francisco de Assis

Nessa obra a gente vê os braços de Cristo e São Francisco de Assis cruzados,símbolo dos Franciscanos.

Episódios da Vida de Abraão Pintados nas Laterais Internas da Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto

Pintados nas paredes laterais nas cores azul e branca para simular os azulejos portugueses.

Nessa pintura de autoria do mestre Ataíde ele conta a história da vida de Abraão, a pintura é em forma de azulejos devido a grande dificuldade de importar de Portugal os verdadeiros azulejos.

A saída foi usar painéis de madeira  e fazer pinturas em forma de pintar os azulejos.

Complementando a ornamentação dos painéis vê anjos segurando instrumentos de penitência, os instrumentos carregados pelos anjos são: Disciplina, instrumento de flagelação utilizado pelos penitentes.

Sacristia da Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto

No momento que decoraram a sacristia a pintura do forro ficou a cargo do artista Manoel Pereira de Carvalho.

A pintura dos quadros sob a responsabilidade de Francisco Xavier Gonçalves, na sacristia o que chama mais atenção é um lavabo esculpido por Aleijadinho em forma de retábulo com o brasão dos Franciscanos.

Escrito os dizeres: “Não sendo um fiel um anjo, ele sofrerá e morrerá.

Como demonstram os querubins que.

Sobre o coroamento, ostentam a ampulheta e a caveira.”

Na sacristia tem um lavabo onde um tipo de Franciscano carrega numa especie de carta escrito “Haec est ad coelum quae via ducit ”

Logo abaixo do lavabo dois anjos aparecem com dois símbolos: Pobreza e castidade, entre os dois está escrito: Ad Dominum curro sitiens cervus ad undas 

Esse lavabo foi fruto de um presente dos irmãos para ” Ordem Terceira de São Francisco”, a sacristia é muito bem trabalhada diferente de outras igrejas.

A sacristia recebe várias homenagens de vários artistas entre eles Manoel Pereira Carvalho.

Leões de Eça é uma das Atrações da Sacristia da Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto

Foto dos Leões de Eça do Aleijadinho na Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto
Leões de Eça, escultura do Aleijadinho, Foto: Zeheider

Esculturas em cedro esculpidos por Aleijadinho, são quatros leões datado de (1797) e serviam para apoiar os caixões em cerimônias fúnebres.

Templo São Francisco de Assis de Ouro Preto: Compra de Ingressos e Informações Gerais

Ingresso = R$ 10,00, meia = R$ 5,00 (Idosos, estudantes e crianças.), crianças até 7 anos não paga.

O ingresso dá direito de visitar a Igreja Nossa Senhora das Mercês, Igreja Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias e Museu do Aleijadinho.

Os ingressos são vendidos na Igreja e tem validade para outros dias que o visitante permanecer na cidade e querer voltar.

Santuário São Francisco de Assis de Ouro Preto: Por que foi Construído Para Surpreender?

Foto da faixada externa da Igreja de São Francisco de Assis Ouro Preto - MG
Igreja SFAssi Ouro Preto
Foto: Artur Ianini

Os dois maiores artistas quiseram surpreender nessa igreja, o templo tinha papel assistencial, religioso etc.

Como aconteceu na Igreja de Santa Efigênia foi a união da irmandade que levantou o templo.

Mestre Ataíde e Aleijadinho tem suas obras primas na Igreja São Francisco de Assis, está explicado por que o monumento chama tanta atenção.

Segundo especialistas ambos os mestres expressaram suas artes em toda sua plenitude na Igreja de São Francisco de Assis.

A Igreja de são Francisco de Assis de Ouro preto é um dos exemplos mais bem-acabados de como o barroco e o rococó se encaixaram.

Mestre Ataíde dominava a técnica de pintura em perspectiva representado nos tetos das igrejas sua arte.

A Igreja São Francisco de Assis veio para surpreender por causa da união dos dois maiores artistas do século XVII e XVII dispostos a construir uma igreja fora dos padrões da época.

Do excelente momento que viviam surgiu uma igreja diferente em quase tudo, desde a portada até a sacristia, considerado obra prima de ambos.

O livro ” Viagem pela Arte Brasileira” do autor Alberto Frederico Beuttenmúller.

Vale a pena ler a dissertação de mestrado de aparecida Teixeira ” Capela da Ordem Maior de São Francisco de Ouro Preto.”

Gostou do texto? Gostou de conhecer a Igreja São Francisco Assis de Ouro Preto?

Entendeu por que a monumento chama tanta atenção dos Turistas?

Conheceu o trabalho dos dois maiores artistas do Brasil colonial?

Já sabia que a igreja era considerada uma das 7 maravilhas de origem portuguesa do mundo?

Se esse artigo foi útil deixe seu comentário.

Seu comentário é importante para melhorar o conteúdo.

Autora: Denise Bittencourt

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *